segunda-feira, 16 de abril de 2012

NR 12, NT 94,



Riscos de Acidentes em Açougues e padarias Podem e Devem Ser Evitados !!!




Quando pensamos em acidentes de trabalho logo lembramos de construção civil e indústrias metalúrgicas. O que não ­salta aos olhos são o seguimento varejista e a indústria alimentícia.

No entanto, são mui­tos os postos de trabalhos que apresentam riscos potenciais de acidentes graves nessas áreas, inclusive, em alguns casos com possibilidade de óbito. E por que esse se­guimento está apresentando um número tão elevado de acidentes?

O aumento da produção e o crescimento da automatização dos processos produ­tivos são responsáveis pelos índices expressivos. No entanto, as máquinas não foram feitas para facilitar a vida do homem? Essa não é uma verdade absoluta.

As máquinas e os processos produtivos fo­ram criados para buscar o lucro, somos uma sociedade capitalista e a nossa grande motivação é produzir e lucrar cada vez mais com isso.
Por maior que seja o posicionamento de algumas empresas na questão segurança de seus trabalhadores, não há nada que supere o objetivo final, o lu­­cro. Tendo conhecimento disso podemos avaliar o contexto em que estamos in­seridos.

Ao mesmo tempo em que temos discursos voltados para segurança, procedimentos rí­gidos, normativas corporativas e cer­tifi­ca­ções específicas de segurança, somos crí­ticos de normas como a nova NR 12, ques­tionamos a atuação de fiscalizações e pensamos ser demasiadamente alto o in­ves­timento em equipamentos de segurança.

Fica uma dúvida no ar: quem ­consciente de estar correndo sérios riscos de acidentes operaria uma máquina perigosa?

Talvez um ou outro trabalhador com um certo "ímpeto" acima da média das outras pessoas, mas isso cai por terra quando uma imagem de um acidente grave é apresentada a esse profissional.

Os preven­cio­nistas não admitem a hipótese da mínima ex­posição ao risco, mas, então, por que são tão reativos aos custos da implantação de se­gurança para máquinas?

Na maioria dos casos, os prevencio­nis­tas são corretivos, atuam somente após a no­tificação da fiscalização, após a interdição/em­bargo ou após o acidente. Essa questão é cultural.

As empresas estão abarrotadas de processos administrativos que deixam seus profissionais de SST muito ocu­pados. Além disso, ainda não existe um amadurecimento corporativo sobre a importância des­se departamento dentro da es­tratégia de mercado das empresas. Portanto, fica ca­da vez mais evidente a impor­tância de mo­vimentos para a gestão de se­gurança, capacitando e orientando profissionais de SST.

As normas e leis estão presentes e os a­gentes públicos cada vez mais fo­cados em cumpri-las.

Autor: Leonardo Andrade do Nascimento
















De acordo com o Ministério da Previdência Social, o risco de traumatismos de cabeça ou abdômen em trabalhadores de frigoríficos de bovinos é três vezes maior do que em outras atividades econômicas. Em se tratando do trabalho em linhas de desossa de frango, o risco de uma pessoa desenvolver uma tendinite é 743% maior do que em outras atividades. Sem falar nos problemas psicológicos gerados pelo ritmo intenso de trabalho e pressão por produtividade e metas, dentre outros.

 
Os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas.“ (Lyndon Johnson)

$$$EMPREENDA, FAÇA E VENDA & AUMENTE SUA RENDA$$$
RECICLAGEM COM JORNAIS










































CULINÁRIA FÁCIL
CARNE DE PORCO ASSADA COM MOSTARDA

Ingredientes:
1 kg pá de porco (sem osso)
Sal, pimenta e malagueta
1 colher (chá) colorau
300 ml vinho branco
6 dentes de alho
Mostarda q.b.
Batatas pequenas
1 dl azeite
1 cebola


Preparo:

De véspera, tempere a pá de porco com sal, pimenta, colorau, os alhos esmagados e o vinho branco.

Num tabuleiro coloque a cebola às rodelas, coloque a carne (com a parte que tem mais gordura para cima), assim como o molho da marinada, barre-a com mostarda e regue com o azeite, leve ao forno a 220ºc.

Passados 30 minutos coloque as batatas temperadas com sal e polvilhadas com colorau.Coloque a malagueta partida junto à carne.

Vá regando a carne e as batatas com o molho, e virando-a.

Assim que estiver ficando assada, fatiar a carne, para que no interior acabe de assar.

Sirva com  espinafres ao azeite e ervas e arroz.
PUDIM DE LARANJA 


3 ovos ;
10 gemas de ovo ;
400 gr de açúcar ;
3 laranjas ;
manteiga.
Confecção:
Misture os ovos com as gemas e bata um pouco.
Junte o sumo das laranjas, as raspas da casca de uma das laranjas, o açúcar e continue a bater muito bem.
Entretanto, unte de manteiga uma forma de pudim e polvilhe com um pouco de farinha.
Encha a forma com o batido e leve a cozer em forno forte durante cerca de meia hora.

MENSAGEM...

AÇÃO SOLIDÁRIA

Nenhum comentário: